04 maio, 2007

Às armas, cidadãos

Num derradeiro esforço de influenciar de alguma forma o sentido de voto nas próximas eleições em França, um dos principais autores do Eurotrib elaborou um artigo completamente factual sobre a realidade económica daquele país.

Sei que são menos de um, os leitores deste blog que vão votar em França no sábado, e além disso ninguém lê blogues ao fim de semana, mas é sempre educativo ver os factos por detrás de uma narrativa. Convido todos os vagamente interessados a passear os olhos pelo artigo que está em francês e inglês.

Chamo também a atenção para as palavras do autor: São factos, não é uma narrativa. Ou seja, é potencialmente pouco sedutor.

E é esse o problema com o discurso neo-liberal: é sedutor, apela a emoções e a uma auto-imagem heroica, individualista, vencedora e independente. Mas está completamente desligado dos factos. Há uma total desconexão com a realidade que não o impede de ser prevalecente entre demasiado dirigentes políticos.

Agora imaginem uma Europa, sobre a qual podemos ser chamados a votar, dirigida por Barroso, Merkel, Sarkosy e Blair, que está de saída em Inglaterra mas já pisca um olho a um poleiro Europeu, todos adeptos da narrativa, e alheios aos factos. Será isso mesmo que queremos?

Se arranjar tempo, ainda trato de traduzir os principais pontos do artigo para aqui.
(este Designorado já não é o que era...que militância....)

Sem comentários: