16 dezembro, 2008

O Don Branco

Não conheço bem os detalhes do último escândalo financeiro envolvendo o ex-presidente do NASDAQ. Na verdade na altura, pareceu-me apenas mais um, sendo que desta vez, pelos vistos, até pelas regras actuais aquilo era crime.

Um esquema de pirâmide, afinal, era aquilo em que consistia toda a "riqueza criada" nos ultimos anos, a base das fortunas que se fizeram na área financeira, (que inclusive expulsaram os advogados ricos das zonas mais caras das Hamptons), e que deu a ilusão a alguns de poderem fazer algo a partir de nada.

Talvez por o negócio legal e institucional ser um esquema de pirâmide, em que no fim quem paga é o estado/contribuinte/nós todos que não temos dinheiro em off-shores, este senhor tenha sido tão bem sucedido. Afinal, qual era a diferença entre o que ele fazia e o que era prática corrente?


Nota: Uma das razões para ter abrandado substancialmente nos ultimos dias, tirando o facto de ter tirado umas férias curtas, é o facto de já não ser preciso sublinhar que o mundo em que vivemos está podre precisamente onde parecia estar mais brilhante. Agora espero que entre pelos olhos adentro de qualquer pessoa minimamente informada.

O que está por fazer é enorme. Potencialmente a maior revolução da história da humanidade: a criação de um sistema que não pressupõe crescimento linear infinito. Um sistema em que não temos que invadir vizinhos, queimar florestas, esventrar solos, deixar morrer à fome os que têm azar ao nascer, idealmente fazer com que nascer fosse sempre uma coisa boa. Eu acho que é possível. Mas só se


...

Sem comentários: