09 julho, 2008

Field of dreams

"If you build it, they will come."

"Campo de Sonhos" é um daqueles filmes lamechas sobre baseball, protagonizado por Kevin Costner, um actor que entra em alguns dos piores e alguns dos melhores filmes que vi.

Ele transforma um campo de milho num campo de baseball onde fantasmas de outras gerações se reúnem para jogar, instigado por uma voz que lhe dissera: “Se o construíres, eles vêm”.

Quando ouço dizer que problemas como a crise energética, o aquecimento global, a pobreza, devem ser resolvidas pelo “Mercado”, lembro-me muitas vezes deste filme.

Quando ouço os advogados da mão invisível a dizer que os governos devem fazer o menos possível, incentivando ou inibindo e deixar o Mercado agir, imagino as vozes na cabeça de Kevin Costner a adoptar a postura liberal:

“Se não fizeres nada, eles vêm.”.
"Se não fizermos nada, podemos ter zero emissões de carbono mesmo a tempo de salvar o planeta para os nossos netos. Se não fizermos nada, quando correr o ultimo pingo de petróleo, estará a ser ligada a última central eólica precisa para o substituir.
Se não fizermos nada, vai tudo correr pelo melhor."

Mas a verdade é que se não fizermos nada, o campo de milho será sempre um campo de milho e os fantasmas continuarão a vaguear. E não haverá filme.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem diz que problemas como os que mencionas devem ser resolvidos pelo "Mercado" e sem intervenção política fala por interesse e age de má fé.

Anónimo disse...

Incons ciencia. Tambem existe.
A combater. É esse o desafio. São muito provavelmente os mercados a abrir do futuro, curiosamente. Os mercados da cons ciência. Giro...

CPrice disse...

essa do não haver filme até que .. ;)
será a chamada "critical distance" caro L. Rodrigues?
sempre "necessária" quando se defende sem intervir .. ou se denuncia de costas voltadas.