22 março, 2007

A Grande Transformação

Hoje recebi pelo correio o meu "The Great Transformation" de Karl Polanyi.
Ficará provavelmente suspensa a leitura de "Os Autoritários".
Que eu saiba, a única tradução para português de Polanyi foi uma edição brasileira. O livro foi publicado em 1944, mas o autor começou a trabalhar nele em 1930. Trata-se de uma análise histórica social política e económica das transformações ocorridas na Europa nos cento e poucos anos anteriores. Para muitos, a mais completa e fundadora crítica do liberalismo económico, hoje tão em voga.

A edição que tenho em mãos tem introdução de Joseph Stiglitz, Nobel da Economia, ex-economista chefe do Banco Mundial, e professor em Stanford.

A dado momento escreve Stiglitz:
"Today there is no respectable intellectual support to the proposition that markets, by themselves, lead to efficient, let alone equitable, outcomes".

Um passeio pela nossa blogosfera "liberal" deixa transparecer que há para aí muito intelectual pouco respeitável.

Se "The Great Transformation" for metade do que promete, vêm aí muitos e suculentos posts. A ler vamos...

3 comentários:

CPrice disse...

"Most poor people earn more than minimum wage when they are working; their problem is not low wages. The problem comes when they are not working" (Joseph E. Stiglitz, Economics, 1993)
.. "tropecei" há dias nesta frase e achei engraçado hoje lê-lo também por aqui.
Fico o contributo e os votos de boa leitura :)

L. Rodrigues disse...

Assim sem mais contextos, essa citação remete-me para outro projecto de leitura, de Thorsten Veblen e a sua teoria da "Leisure Class" e do consumo conspícuo.

É admirável o que se pensou nestas coisas no começo do século XX e ainda mais o que se esqueceu desde então...

CPrice disse...

de facto! e esse último sendo um dos maiores livros do tema foi escrito, segundo o seu autor, numa perspectiva de critica contemporânea ..