18 maio, 2010

Nós e os Eles

Suponho que seja um dilema mais ou menos constante para quem pensa nestas coisas (o estado do país, da sociedade, da Europa, do Mundo). Onde é que podemos deixar de dizer e assumir que temos culpa, responsabilidade, e passamos a apontar o dedo aos "outros". Os proverbiais "eles" das conversas de café.

É inegável que há uma dimensão colectiva nas nossas existências. Nós, enquanto país, nação, povo, temos tido dificuldade em encontrar formas de assegurar minimos decentes de sanidade política, social e económica. Mas quando debatemos estes assuntos, com frequência atribuímos a culpa dessa incapacidade a "eles". "Eles" são os que detêm o poder político e económico, os que detêm a capacidade de fazer, decidir, agir a níveis que afectam muitos, ou todos.

É culpa nossa, em boa medida, que "eles" exerçam esse poder de forma distorcida, discricionária, para provento de poucos, à custa de todos. É culpa nossa, porque "Eles" não o fariam dessa forma se não o pudessem fazer com a impunidade que a nossa complacência, resignação e em certa medida cumplicidade lhes permite.


Hoje de manhã ouvia a eurodeputada Ana Gomes falar sobre a Grécia. Lá vive-se um enorme tumulto social e político. A voz oficial dos media diz: Os Gregos andaram a viver acima das suas possibilidades e, ainda mais, aldrabaram as contas que tinham que prestar ao Euro: ou seja, foram gastadores e fraudulentos.

Neste caso, o "Nós" grego está condenado a uma sessão pública de auto flagelação pelos seus pecados por muito e maus anos.

Mas nesta história também há "Eles" gregos. Os gastos excessivos do governo grego têm correlação com contratos multimilionários feitos com recurso a luvas, corrupções diversas e compadrios múltiplos. Quem envolvem equipamentos para os Jogos Olímpicos, material militar diverso, etc etc.

"Eles" são todos os decisores que traíram a confiança do povo grego, abusando das suas posições para fazer negócios ruinosos para provento próprio. (Não sei como é na Grécia, mas cá todos sabemos de que tipo de pessoas falamos e é vê-los a saltar de partidos para empresas e vice-versa).

Mas "Eles" também são os decisores alemães. Que do outro lado da mesa de um corrupto, há um corruptor. E muitos daqueles contratos multimilionários foram feitos com empresas alemãs, que estão sob investigação na Alemanha.

A Alemanha, no entanto, pela voz dos seus dirigentes trata a Grécia como uma espécie de indigentes terceiro mundistas que não se soube governar, mesmo com estes processos a decorrer internamente.



"Nós", temos uma responsabilidade individual, mas a maior parte de "Nós" pode quando muito dar um bom exemplo a meia dúzia de pessoas, ajudar de forma solidária mais umas quantas, podemos ser honestos e exigir honestidade em nossa volta. Mas o nosso poder de exigir esbarra frequentemente muito perto, por vezes logo nas relações de trabalho, por exemplo.

Logo aí, se calharmos a ter azar com o superior ou o patrão, já somos reféns da nossa própria subsistência. Se de nós dependem outros então a vulnerabilidade é ainda maior. E logo aí há uma relação de poder assimétrica. "Ele" põe e dispõe.

Apontar o dedo a "Eles" não é descartar a nossa propria responsabilidade, não é uma desculpa nem um acto de resignação. Provavelmente, é a única forma numa sociedade democrática e funcional de colocá-"los" em cheque. De "Os" lembrar de que o poder que têm e que tão mal usam lhes pode ser tirado se abusarem, se esticarem a corda e se insistirem em ser indiferentes às consequências dos seus actos.

A insistência na responsabilidade individual, em que cada um tem que cuidar de si e só de si, é o alibi que "eles" usam e que mais lhes convém.

É afinal é o truque mais velho do mundo: dividir para reinar.

6 comentários:

José, o Alfredo disse...

Nunca tinha visto a coisa por este prisma, mas dá-me ideia que a utilização que fazemos desse Eles acaba por ser o contraponto do dividir para reinar. Vou tentar explicar: "eles" começam por ser não mais que isso, "umas terceiras pessoas necessariamente plurais e potencialmente competitivas entre elas. Ao usarmos e abusarmos desse "eles", ao vulgarizá-lo e interiorizá-lo, criamos na nossa imaginação uma entidade colectiva, um conjunto homogéneo e provido de uma vontade ou um desígnio uno e indivisível. Ao vê-los, a "eles", assim, ao vê-los como um colectivo organizado e disciplinado, fazemos justamente o que deseja quem quer reinar: dividimo-nos a nós próprios, pois continuamos a sentir-nos sós e isolados, e conferimos a quem nos governa a força de uma união que originariamente "eles" não tinham e que de outro modo dificilmente viriam a ter.

L. Rodrigues disse...

"criamos na nossa imaginação uma entidade colectiva, um conjunto homogéneo e provido de uma vontade ou um desígnio uno e indivisível"

Hmm, não é uma criação da nossa imaginação. As centenas de think Tanks, os Bilderbergs e sei lá que outras formas de organização e promoção do status quo, estão aí.

E basta ver como no nosso caso o Bloco Central se organiza para distribuir panelinhas...

Caricaturando: São individuos que se organizam para negar aos outros a capacidade de se organizarem.

Unknown disse...

Olá caros amigos.
À distância, esse 'eles' (vocês sabem de quem eu estou a falar, um dia mais tarde eu falo - 'Palmelão'), são pequenos. Os outros 'eles' (os que nos governam há 36 anos), são na grande maioria incompetentes e levaram-nos para onde estamos actualmente. Não me venham dizer que a causa é a crise, que eu essa não papo. Ajudou, mas não tanto assim. Não somos só nós os descontentes da sociedade moderna, também os há em países mais desenvolvidos que o nosso.
Cá faz-se o que se quer, que o povo é sereno, na Grécia menos, que aqueles estão há muito tempo habituados a andar à trolha. Na Tailândia nem falar. Culturas diferentes de povos diferentes, e uns mais unidos que outros enquanto Povo.
O que se vê é que está tudo errado. Tive o privilégio de detectar isso depois de sair da Euro. A enormidade de vida própria que tu abdicas para 'eles' é assustador, e ainda por cima quando estás na espiral, não te apercebes, não ligas e não te faz falta à alma. Tá tudo (nesta sociedade) mal engendrado. Parem o jogo e mudem as regras, sff, para se começar de novo.

Anónimo disse...

Estavam a fazer falta estas reflexões de novo,L. O momento exige, vê lá se nos dás mais de "alimento" ,anda...
Kiss
Ana

Mike disse...

Por causa do "eles", e vá-se lá saber porquê, lembrei-me de uma música do Zeca Afonso. Vocês conhecem-na, chama-se Vampiros.

Anónimo disse...

sr pedro contacto correo electrónico / whatsapp +18632310632 detalles, pedroloanss@gmail.com. eso me ayudó con un préstamo de 200,000.00 euros para iniciar mi negocio y estoy muy agradecido, fue muy difícil para mí aquí tratar de abrirme camino como madre soltera, las cosas no han sido fáciles para mí, pero con la ayuda del Sr. Pedro poner una sonrisa en mi cara mientras veo que mi negocio se fortalece y se expande también. Sé que te sorprenderá por qué pongo cosas como esta aquí, pero realmente tengo que expresar mi gratitud para que cualquier persona que busque ayuda financiera o esté pasando por dificultades con su negocio o quiera iniciar un proyecto empresarial pueda ver esto y tener la esperanza de salir de la dificultad .. gracias.