18 agosto, 2009

A Grande Batalha

Nos Estados Unidos trava-se, quanto a mim, uma luta cujo desfecho poderá ter uma importância política imensa, com repercussões mundiais. Alguns dos intervenientes têm consciência disso e usam todas as armas (de destruição massiva, bombas sujas incluídas). Trata-se para os mais desatentos da reforma do sistema de saúde.

O lado republicano tenta usar as mesmas tácticas que foram tão bem sucedidas contra Clinton, em 1993. Sabem que perder esta luta, e permitir que um sistema que não funciona com base no lucro e é controlado pelo governo tenha sucesso, é comprometer o seu futuro político por muitas gerações. É essa a base da sua ideologia: mercados livres, individualismo, governo mínimo (tirando quando se trata de fazer a guerra).

Entretanto vozes como as de Wendell Potter dão o seu contributo. Um ex-director de comunicação de uma Seguradora da área da Saúde, teve o seu golpe de coração quando viu Sicko de Michael Moore e foi obrigado a desmentir o que sabia ser verdade, e também quando resolveu visitar num dia de chuva uma "expedição de saúde".
As expedições de saúde são iniciativas de médicos e associações de solidariedade que montam tenda em municipios onde há carências de saúde, e providenciam o que podem a longas filas de destituidos. A visão de uma América onde cidadãos esperam à chuva por uma consulta que lhe será dada num abrigo para animais ainda lhe dá um nó na garganta e a motivação para lutar pela causa que entretanto abraçou. Traz consigo um conhecimento profundo dos seus oponentes de quem foi aliado ou peão. Para partilhar esse conhecimento vale a pena ler esta entrevista.

1 comentário:

Donana Healthcare disse...

A grande batalha, sim. Interessante está a ser a forma como desta vez , em pleno Agosto, se arregaçaram as mangas e se usaram os meios (todos) mais próximos de comunicação.
Interessante, embora chocante, é ver como se manifestam os loucos do costume: criando medos e paranoias, quer levando consigo armas nas ruas em manifestações contra a reforma, quer com observações absurdas como as que fez Sarah Palin no seu facebook,ou outros senhores sobre o sistema de saúde britânico... Será que ninguem faz esta gente compreender que não é pela disseminação perversa do medo, tantas vezes até carregada de erros factuais, mentiras, lapsos importantes, que se vencem argumentos em temas controversos, que isso está simplesmente ultrapassado ou pelo menos tem os dias contados? Enfim...
Gostei do tema. Pode Vª Exª ir voltando a ele, conforme o Agosto lhe der para arregaçar mangas?:P
Jinho.