02 maio, 2007

Coisas que fazem pensar

A Maria honrou este cantinho com uma distinção que muito agradeço. Caber-me-ia distinguir outros tantos blogs. Como se pode ver pela lista ao lado, não são muitos os que referencio. Embora eu espreite regularmente mais do que ali estão. Os que ali estão, estão por outros critérios.

De qualquer modo, vou aproveitar este post para partilhar as minhas fonte mais constantes, que não são blogues a que possa transmitir o testemunho, mas que não deixam de ser sítios interessantes para explorar a quem estiver interessado.

Primeiro que todos, o Eurotrib. Um blog nascido do americano DailyKos, mas virado para a Europa. Ali descobre-se um pouco de tudo, fruto de uma rica e heterogénea comunidade. Um dos pratos principais são as frequentes desconstruções de artigos da imprensa financeira, FT e Economist. E descobre-se porque é que os factos não suportam uma data de coisas que nos andam a querer fazer crer. Além disso dada a multiplicidade de contribuições, acaba por funcionar como um portal bastante dinâmico.

Depois, dentro do género, gosto de manter em dia os artigos que George Monbiot publica no Guardian. É um jornalista militante, ambientalista, pessimista, mas que penso ninguém pode acusar de não fazer bem o seu trabalho. Também espreito com alguma frequência as páginas de opinião do dito Guardian.
O outro jornal que tenho debaixo de olho é o Asia Times Online muito por culpa dos artigos monumentais (e por vezes esmagadores) deste senhor.

Mantenho também debaixo de olho o Project Syndicate onde alguns nomes sonantes publicam regularmente.

Finalmente, Edge.org, um site que coloca em discussão algumas das melhores cabeças da ciência. Para ver sempre. Em companhia com um primo mais multimédia, chamado TED.

E pronto. Nem tudo é trigo, também há joio, mas com isto já se fazem umas boas carcaças.

O resto são livros.

Sem comentários: